Slides são um recurso muito usado em sites de todos os tipos, e para quem cria o site ou está apenas apreciando seu design, eles são bonitos.

Mas precisamos conversar sério aqui, slides são péssimos!

Péssimos? Será que você não está exagerando?

Se você gosta de slides, acha legal o efeito e curte o estilo, sinto muito lhe dizer isso, mas é hora de mudar.

Mas e se eu realmente precisar de um slide?

Posso responder sinceramente? Na grande maioria das vezes você não precisa.

Talvez você possa usar um slide em um site imobiliário para exibir as fotos dentro da página do imóvel, mas este é um uso bem específico e o usuário realmente quer ver aquelas imagens (mas não deixe o slide rodando automaticamente neste caso).

Mas mesmo neste caso talvez seja mais interessante exibir as miniaturas das imagens lado a lado e dar um zoom quando o usuário clicar. Assim o usuário pode escolher quais fotos quer ver com mais detalhes.

O mesmo vale para outros sites onde é necessário exibir várias imagens, como um site de fotógrafo, prefira mostrar as imagens em formato de galeria lado a lado ao invés de um slide.

Quando o usuário clicar na imagem ela será aberta em um tamanho maior e neste momento pode ter setas nas laterais da imagem para o usuário ir passando para as outras imagens.

E na página principal do site?

Geralmente usamos slides na página principal quando não conseguimos decidir qual o conteúdo mais importante para ser exibido na primeira dobra do site.

Mas você pode acabar passando esta indecisão para o usuário, como ele vê várias opções pode ficar confuso e acabar não clicando em nenhuma.

Ou ainda achar que são banners de publicidade e simplesmente ignorar, de qualquer forma o slide vai prejudicar a exibição do conteúdo na principal área do seu site.

Então o que fazer?

Simples, escolha o seu melhor ou mais importante conteúdo, apenas um, e exiba-o no lugar do slide, na primeira dobra.

Isso vai facilitar a decisão do usuário de clicar naquele conteúdo.


Claro que esta é a minha opinião pessoal, baseada em vários estudos e experiência de mais de 11 anos trabalhando com internet, mas ainda assim é apenas a minha opinião.

No mundo Web não existe uma formula perfeita que funciona para todos, principalmente relacionado a comportamento de usuários.

Talvez para o seu caso específico o Slide possa ser a melhor opção. E só existe uma forma de ter certeza: testando!

Grande abraço e te vejo no próximo artigo!